Nelore Grendene

  • Telefone (65) 3224-1068
  • contato@neloregrendene.com.br
Transferência de embriões multiplica genética da produtividade
26/10/2017

Transferência de embriões multiplica genética da produtividade

O objetivo é obter o maior número de animais altamente produtivos da seleção  Nelore Grendene, através do processo de Transferência de Embriões.
 
Com o recurso biotecnológico, o material genético dos animais com as características mais importantes para a produtividade da Fazenda Ressaca - MT, são multiplicados com maior rapidez, do que seria possível fisiologicamente em um ano, proporcionando assim, melhor aproveitamento.
 
Os embriões são produzidos e transferidos pela In Vitro Brasil e conforme Mateus Oliveira Cunha, Veterinário da empresa o processo é iniciado com a aspiração dos oócitos das doadoras Grendene, que serão fertilizadas em laboratório com o sêmen dos touros de escolha da fazenda.
 
Durante quatro dias foram aspirados 6.276 oócitos de 110 doadoras. Destes oócitos 2.113 embriões foram produzidos. Do total de embriões apenas 1081 foram transferidos, o restante congelados
 
A média de embriões por doadora foi de 19, entretanto, a doadora Nelore Grendene (GRED 9689 - Tecelão x Rambo), atingiu o recorde de 380 oócitos recuperados em uma única aspiração, produzindo sozinha 94 embriões.  Dos embriões produzidos por esta doadora 83 foram congelados.
 
“Após sete dias esses embriões são transferidos para as receptoras (barriga de aluguel), que foram submetidas a um protocolo de sincronização e que também estão com 07 dias pós-cio. Elas servem somente para gerar esses embriões, não irão agregar nenhuma genética a eles. O processo de transferência é interessante, porque você pode selecionar os melhores animais e multiplicar mais rápido essa genética superior. Uma doadora hoje produz em média 10, 15 embriões em uma única vez, explicou”.
 
Ainda conforme o veterinário o aproveitamentos das receptoras na transferência de embriões, é de 85% . Sobre o resultado, Mateus disse; que de cada mil animais transferidos, em torno de quinhentos respondem ao protocolo e emprenham.
 
Clickweb Agência Digital