Nelore Grendene

  • Telefone (65) 3224-1068
  • contato@neloregrendene.com.br
Gestão preventiva reduz “riscos” nos âmbitos jurídico, trabalhista e ambiental
08/11/2017

Gestão preventiva reduz “riscos” nos âmbitos jurídico, trabalhista e ambiental

Sempre pautada na absoluta legalidade e cumprimento de suas atividades seja, em relação aos funcionários, ao fisco, aos órgãos ambientais ou cadastros gerais de propriedade, a Agropecuária Nelore Grendene investe no Plano de Gerenciamento Preventivo para que problemas hipotéticos não aconteçam. 
 
Implantada há quatro anos na Fazenda Ressaca de Cáceres - MT, as ações preventivas são medidas e ações tomadas com antecipação com o objetivo de diminuir a possibilidade de erros ou prejuízos nas esferas jurídica, trabalhista e ambiental. 
 
Segundo Dirceo Carreto Advogado e gestor jurídico da Agropecuária Nelore Grendene, ao invés de esperar que um problema aconteça, por exemplo: na área trabalhista, recomendam-se procedimentos de segurança e programas de treinamentos além do que a lei exige, de maneira que os colaboradores trabalhem sob um padrão que diminua os riscos de acidentes ou tragédias.
 
Na área ambiental é adotada uma postura preventiva nos impactos negativos gerados ao meio ambiente. Carreto explicou que 
 
são levadas informações contínuas e atualizadas sobre: a adequada disposição do lixo doméstico; descartes dos resíduos; manejo adequado do solo e a fiscalização das áreas de preservação e proibição da caça e pesca, tanto para funcionários, quanto para terceiros. 
 
Na relação com outras empresas, o advogado disse que procura se relacionar com empresas terceirizadas de serviços ou insumos, legalmente constituídas e em dia com suas obrigações com o fisco, tal qual, à Agropecuária Nelore Grendene.
“De uma maneira geral essa é a gestão jurídica preventiva. Quando se fala em desenvolvimento e atividade sustentável você deve: cumprir as regras com seus trabalhadores, proteger o meio ambiente e ter uma atividade legal e lucrativa. Esses são os pilares do desenvolvimento sustentável. Porem, quando você não previne a ocorrência de um problema, a reação ou correção será tarde demais. Então, esse trabalho é contínuo e sempre incrementado com novas ideias, procedimentos, políticas ou atendendo a normas especificas”, afirmou.
 
Desde que o programa foi implantado na Fazenda Ressaca a pedido do Diretor de Agropecuária Ilson Correa, nenhuma reclamação trabalhista, acidente grave de trabalho ou autuação ambiental foi registrada. 
 
As ações preventivas são benéficas para um empreendimento, tendo em vista que, apesar da necessidade de implantar programas de qualidade, treinamentos e padrões de trabalho, há de se salientar que elas podem evitar prejuízos ou mesmo tragédias.
 
Clickweb Agência Digital