Nelore Grendene

  • Telefone (65) 3224-1068
  • contato@neloregrendene.com.br
“Nada nas mãos”: Grendene proporciona treinamento com técnica de manejo humanizado
28/11/2017

“Nada nas mãos”: Grendene proporciona treinamento com técnica de manejo humanizado

Através da Zoetis, companhia global líder em saúde animal e a Personal Pec, a Agropecuária Nelore Grendene disponibilizou a seus funcionários treinamento da técnica de manejo, “Nada nas mãos”. A técnica visa o bem estar animal e vem conquistando pecuaristas nacionais e internacionais.

Na pecuária moderna já é sabido que conduzir inadequadamente o rebanho pode elevar o nível de estresse e, consequentemente, afetar a sua saúde, desempenho genético e produtividade. Sendo assim, nesta inovadora técnica, gritos, chicotes, bastões, choques ou agressões não são tolerados.

A jovem, porém, experiente Veterinária e Consultora da Personal Pec, Adriane Lermen Zart que ministrou o treinamento aos trabalhadores da Agropecuária Nelore Grendene (Fazenda Ressaca) na última quinta-feira (23), afirmou que a técnica consiste no uso da linguagem corporal.

Para a veterinária, a linguagem que os animais entendem é a linguagem corporal. “O manejador deve se posicionar dentro do rebanho como um líder. Estabelecendo uma relação de confiança com os olhos e através do comando corporal, pedindo para que os animais se movam dentro do curral de forma tranquila. Guiando-os sempre de frente, nunca por trás, garantindo assim a sua própria segurança e a do animal. O objetivo é melhorar a eficiência do trabalho desses manejadores e não diminuir. Eles já têm experiência, conhecem muito de manejo de gado. Quando entram em contato com a técnica percebem que a linguagem é a do animal e incorporam sem qualquer resistência. O manejo do gado deve ser prazeroso ou não terá o menor sentido o nosso trabalho” concluiu.

Adauto Franco, Gerente de contas especiais da Zoetis disse que há mais de uma década em parceria com a Agropecuária Nelore Grendene, a empresa busca levar inovação, tecnologia e benefícios para que produzam cada vez mais. “Tudo que é novo gera um pouco de dúvida, mas foi assim no caso das vacinas reprodutivas, no caso da IATF-Inseminação Artificial em Tempo Fixo, e agora são reconhecidos no meio reprodutivo. A técnica de trabalhar o manejo dentro do curral vem evoluindo. Muitas vezes esse manejo é feito de maneira inadequada, e esta técnica desenvolvida, divulgada e aplicada pela Adriane, traz benefício para o animal. Se eu tenho um animal que caminha dentro do curral sem estresse, o próprio metabolismo e fisiologia dele estarão mais ao natural. Toda vez que trabalhamos esse tipo de situação os nossos resultados são potencializados, acrescentou”.

Precursor

Desde 2001, o médico Veterinário Paulo Loureiro, líder de Desenvolvimento Comercial e Inovação Global de Bovinos e Equinos da Zoetis, ministra treinamentos sobre a técnica “Nada nas Mãos” em diversos países. O seu método foi aperfeiçoado ao conhecer o médico veterinário norte-americano Tom Noffsinger, que aplicava uma técnica semelhante em fazendas nos Estados Unidos. A médica veterinária Adriane Zart, consultora da Personal Pec (Campo Grande/MS) e  ex-aluna de Paulo Loureiro é uma das maiores especialistas da técnica no Brasil.

Clickweb Agência Digital